Filipa Pato – Dinâmica Branco 2019

O fim-de-semana está aí à porta e só isso merece um brinde!

Na semana passada falamos sobre as Mystery Boxes da Down to Wine (para conferir aqui).
Um dos vinhos que consta da Mystery Box de fevereiro é o Filipa Pato Dinâmica, Branco 2019.

Inspirada pelo percurso de sucesso do pai (Luís Pato), em 2001 Filipa Pato dá início a um projeto em nome individual, através do qual expressa a sua visão particular sobre a produção de vinho.
Posteriormente junta-se a Filipa Pato neste desafio o chefe e sommelier belga William Wouters, marido da enóloga.

A filosofia da dupla Pato-Wouters é simples: criar vinhos autênticos que espelhem de forma fiel a sua origem.
Nesse sentido, o foco incide sobre as castas tradicionais da zona da Bairrada: Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes, e toda a atenção é centrada na vinha, de modo a obter vinhos “Terroir“, unindo o conhecimento, a arte e a natureza, e salientando o caráter de cada vinho.

De facto, no rótulo deste Dinâmica pode ler-se “Vinhos autênticos, sem maquilhagem”, remetendo para a forma tradicional como este vinho é produzido, sem recurso a herbicidas e com intervenção mínima na adega, para que o produto final espelhe as caraterísticas do solo, das castas utilizadas, das condições climatéricas da região da Bairrada e do processo de fermentação e maturação.

Combinando duas castas cuja maturação ocorre em momentos diferentes, a vinificação acontece em separado para as uvas Bical e as uvas Arinto, sendo a mistura final efetuada no início da Primavera.

No copo este vinho apresenta uma cor amarelo palha brilhante, e no nariz são bem claras as notas de pêra e maçã (provenientes da uva Bical) e ainda algumas sugestões minerais de iodo e sal, que remetem para a proximidade com o Oceano Atlântico.
Da casta Arinto sobressaem notas de ananás e lima.

O resultado é um vinho refrescante e frutado, com um sabor residual seco e acidez persistente.

Boa degustação e bom fim-de-semana!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.